quinta-feira, 1 de abril de 2010

RÁPIDO E RASTEIRO

Outro dia eu estava ouvindo o programa PÂNICO no rádio e o entrevistado era o vocalista da banda PARANGOLÉ, autor da pérola "REBOLATION".Ele dizia com orgulho que hoje em dia no Brasil quem faz música inteligente,caras como o DJAVAN por exemplo,só fazem show em lugares pequenos e para públicos que mal chegam a duas mil pessoas.Enquanto que ele e a sua bandinha.que não fazem música inteligente para pessoas inteligentes, só fazem show para públicos acima de 80,100 mil pessoas. Ou seja,agora os burros se orgulham da burrice,e ainda tiram um "sarro"dos inteligentes.Tem uma frase de uma música do mestre RAUL SEIXAS que diz o seguinte:"é uma pena eu não ser burro.Assim eu não sofria tanto"!!!!
***
Eu me lembro que quando eu estudava era muito difícil fazer uma pesquisa para uma prova ou um trabalho.Nem sempre o livro que a gente precisava para pesquisar estava disponível na biblioteca da escola ou na pública.Sem contar que tínhamos que copiar tudo á mão naquelas folhas de papel almasso.Mas dessa forma aprendiámos muito.Hoje em dia ,basta um click para que um mundo de informações se abra diante dos nossos olhos na tela de um computador.E ai basta dar um "COPIAR" e depois "COLAR" e pronto,se obtem um trabalho rápido e completo,mesmo que o aluno que fez o trabalho não entenda nem uma linha do que está escrito.E assim se constrói uma geração emburrecida que nunca lê um livro sequer.Outro dia perguntei para um aluno do segundo ano do ensino médio se ele já havia lido um livro do Graciliano Ramos.Ele simplesmente me respondeu "quem é esse sujeito??"
A informação esta ai disponível a todos.O que falta é interesse dos jovens de hoje em adquirir algum conhecimento além daquele que adquirem na escola.
***

2 comentários:

  1. Realmente Arnoldo, a situação é triste e preocupante. Estamos criando uma cultura baseada na futilidade, que desvaloriza o veradadeiro conhecimento. Com isso estamos formando um número enorme de indivíduos cada vez mais desprovidos de educação, cultura e valores. A cada dia teremos cidadãos, políticos, alunos, professores, técnicos e cientistas piores. Tais indivíduos podem ser tão, ou até mais, perigosos do que um homem-bomba. Pois a "ignorância" não afeta apenas a vida de seu portador, mas de todos ao seu redor. Tenho medo de um dia ser passageiro em um avião pilotado por um desses indivíduos que acreditam que educação e cultura, valem menos do que um corpo sarado, dinheiro e fama. Ou quem sabe, morar em uma casa construída por outro indivíduo desses. Ou pior ainda viver em um país governado por indivíduos assim. O problema, é que esse meu medo já é real e crescente.

    Obs.: Ao menos, mesmo sabendo que sou parte de uma minoria (não por me considerar inteligente, mas por admirar o conhecimento e buscá-lo constantemente) fico feliz em ver que existem outros que conseguem ter a mesma percepção que eu. Fico feliz em saber que mesmo sendo minoria, não estamos exatamente sozinhos. Forte abraço e parabéns pelo post !!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Carlos pelo belo comentário.È sempre bom saber que não estamos sós com nossos pensamentos e idéias.Cada comentário é um incentivo a mais.Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir