domingo, 22 de janeiro de 2012

TOP 5-CINCO MÚSICAS PARA GOSTAR DO CHICO BUARQUE

CONSTRUÇÃO -imagine um país onde você não pudesse fala mal do governo mesmo numa conversa tola de butequim;onde você fosse obrigado a ler receitas culinárias no jornalporque as notícias eram censuradas;imagine a polícia entrando em sua casa e levando presos seu pai ou seu irmão ou algum parente seu sem nenhum motivo para tal ato.Pois esse país foi o Brasil durante a maldita ditadura militar que durou de 1964 até 1985 quando o general Figueiredo deixou o poder.E foi em 1971,marcado como o período mais duro da repressão no Brasil que Chico Buarque lançou sua obra-prima,o disco "Construção,"onde,de forma cifrada Chico dava seu grito de indignação contra a ditadura.Na música título,Chico conta a história de um trabalhador da construção civil que,angustiado com sua própria vida e com o clima opressivo do país,poe-se a trabalhar como um doido,uma verdadeira máquina a levantar as paredes de tijolos e cimento.Seu fim é trágico,como um pacote bêbado tropeça no céu e acaba morto no meio da rua,,bem na contra-mão,atrapalhando o tráfego,o sábado.Para ouvir e se emocionar.

TODO SENTIMENTO - A primeira vez que ouvi essa música foi na voz da cantora Verônica Sabino(alguém ai se lembra dela?)e eu nem sabia que era do Chico.Verônica,com sua belíssima voz colocou toda emoção necessária para interpretar a linda letra que Chico escreveu:"depois de te perder/te encontro com certeza/talvez no tempo da delicadeza."

IOLANDA- Uma música tão linda,tão perfeita,que nem a dupla sertaneja "Cristian & Ralf"conseguiu estragar.A versão que os dois fizeram dá pra ouvir sossegado,sem trauma.Na minha opinião,essa é uma das músicas brasileiras mais bonitas de todos os tempos.Chico Buarque e Simone cantam juntos essa verdadeira pérola.

VALSINHA - Tenho erteza que qualquer compositor brasileiro daria um braço para ter feito essa música,uma verdadeira maravilha de letra e música,que também está no disco "CONSTRUÇÃO".Nela,Chico conta a história do homem que,de repente,tem um "start"e descobre que apesar de todos os infortúnuos,tristezas e angústias,a vida é bela sim e tem que ser vivida intensamente.E para espanto de sua esposa,de toda vizinhança e do mundo todo, ele a convida para bailar...em plena praça pública!!

JOÂO E MARIA- "Agora eu era o herói/e o meu cavalo só falava inglês"/Eu me lembro que essa música foi uma das grandes alegrias da minha infância.Até hoje ainda me emocionao ao ouvir a voz sempre bela e doce da inesquecível NARA LEÃO,fazendo dueto com Chico nessa música.Toda vez que tocava no rádio (sim,acreditem,já tocou música de verdade nas rádios) eu parava para ficar ouvindo ,prestando bem atenção na letra,que falava de um herói e sua princesa ,mas que infelizmente terminava de forma triste:"e você sumiu no mundo sem me avisar/e agora eu era um louco a perguntar/o que que a vida vai fazer de mim?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário