domingo, 6 de abril de 2014

O PASSADO E O FUTURO QUE NOS IMPEDEM DE VIVER

                                                                                   

                                   "Enquanto se espera viver,a vida passa".
                                                                                           Sêneca



          Você já parou para pensar o quanto o nosso passado e o nosso futuro impedem que a a gente viva plenamente?vivemos remoendo velhas feridas,velhas mágoas,lembrando de amores vividos ou não vividos,guardando ódios antigos,dizendo sempre :"e se eu tivesse feito desse jeito e não daquele?E se eu tivesse aceitado aquele emprego?E se eu não tivesse saido daquele emprego?E se eu tivesse feito aquele joguinho da mega?E o pior é quando a gente diz aquela frasezinha maldita:"eu era feliz e não sabia!"Ser feliz e não saber.Que coisa mais triste!Tem até uma música do Zé GEraldo que diz:"acontece sempre no passado/o melhor que um homem já viveu".
     E viver sempre fazendo planos que nunca irão se concretizar?Meu pai passou a vida inteira fazendo planos,acumulando sonhos que nunca se concretizaram.È como uma pessoa que passa a vida inteira guardando dinheiro embaixo do colchão e quando ela resolve enfim gastar o dinheiro,descobre que ele já não vale mais nada.
     Não estou dizendo que devemos esquecer tudo o que vivemos e nem que devemos sair por ai torrando dinheiro ou fazendo todo tipo de loucura sem pensar no amanhã.È preciso ter responsabilidade é claro,muitos de nós tem filhos que nescessitam e ainda irão nescessitar muito ainda de nós.Mas eu acho é que não devemos nos privar de viver a nossa felicidade enquanto estamos felizes.
       Não se pode voltar ao passado e corrigir nossos erros ou tomar outro caminho naquela bifurcação que a vida colocou na nossa frente anos atrás.A escolha já foi feita.E muitas outras virão é claro.
    Imagine a vida como uma viagem de navio para uma ilha cheia de prazeres e regalias,tudo do bom e do melhor,enfim,o paraíso!Só que ninguém tem certeza que essa ilha existe.
 Então,o que fazer?Trancar-se na sua cabine e esperar o navio chegar até essa ilha ou aproveitar os prazeres da viagem?
       Citei o meu pai no ínicio do texto,pois,ele foi um bom homem,mas passou a vida  inteira iludido com bobagens de religião,mentiras inventadas por homens que manipulam a mente das pessoas usando a Bíblia,distorcendo palavras e usando a ignorância e a boa fé das pessoas.Eu  tenho certeza que isso o impediu de fazer muitas coisas em sua vida,inclusive de cuidar da sua própria saúde.Esse é um exemplo que eu não quero para a minha vida com certeza.
        Que nós possamos olhar para o passado e tirar dele apenas lições que venham  a nos ajudar a viver melhor o nosso presente e a partir daí construir dia após dia,um futuro melhor.












1
1


   

Um comentário:

  1. Você está coberto de razão! é este mesmo o espirito da coisa! Parabéns pelo texto meu brother...

    ResponderExcluir